Clínica Dra. Juliana Tratamentos Artigos Contato

Juliana Campos Dermatologia

(47) 3227-1979

Artigos

Alopecia areata: causas, sintomas e tratamento

A alopecia areata é uma doença que provoca calvície em pequenas ou grandes áreas do couro cabeludo. A queda ocorre bruscamente, formando uma ou várias regiões arredondadas, como pequenos círculos, pelo couro cabeludo.

Sem outro sintoma além da perda dos fios, ela atinge pessoas de qualquer idade por razões diversas. Cerca de 50% dos acometidos têm histórico familiar, mas o problema pode estar associados a outros distúrbios, como as doenças da tireoide e vitiligo, por exemplo. 

Fatores emocionais, traumas psicológicos e físicos também podem desencadear crises. Daí, a pele do local exposto fica lisa e brilhante, e os fios ao redor caem facilmente quando puxados.

Normalmente, a doença afeta o couro cabeludo, mas há outras versões que causam danos ainda mais aparentes. Na alopecia areata total, todos os fios da cabeça caem, enquanto na universal os pelos do rosto e corpo também são atingidos.

E como é o tratamento?

A boa notícia é que, na maioria dos casos, trata-se de uma calvície temporária. A doença não destrói nem atrofia os folículos pilosos, por isso, uma vez controlada, o cabelo volta a crescer.

Os tratamentos visam estimular os folículos que, por algum motivo, deixaram de produzir novos fios. Para os casos mais leves, usamos injeções localizadas de corticoide e medicamentos de uso tópico, como o minoxidil, por exemplo.

Já casos mais graves ou com perda mais significativa podem exigir o uso de tratamento sistêmico com imunossupressores, corticoides e drogas sensibilizantes.

Embora normalmente ela melhore espontaneamente, não dá para prever se novos episódios virão, além do risco da condição virar crônica. Na dúvida, o melhor é procurar um dermatologista para confirmar o diagnóstico e aplicar o tratamento adequado.

 

Dra. Juliana Campos, CRM-SC 11406 | RQE 8400. Especialista em cabelos e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Voltar para
Listagem de Artigos